Sustentabilidade


ORIGEM DAS MATÉRIAS-PRIMAS
As matérias primas de origem vegetal: - óleos, resinas e pigmentos vegetais são produzidos a partir de fontes renováveis, extraídas de plantas cultivadas ou coletadas por meio de manejo florestal em Reservas Extrativistas na região Amazônica e Cerrado brasileiro.
As matérias primas de origem mineral: – pigmentos e terras naturais – são extraídas de jazidas certificadas, por meio de processos físicos com baixo consumo de energia, sem a adição de produtos químicos nocivos.
Seus resíduos não poluem o meio ambiente.
ARGILAS E PIGMENTOS NATURAIS
O Brasil possui grandes depósitos naturais de argilas nas mais diversas cores: tabatinga (argila branca), terracota em tons alaranjados e avermelhados, verde claro, terrosos, cinza e preto. Desde as falésias que se estendem por toda a costa do Nordeste Brasileiro aos depósitos sedimentares de argilas coloridas por todas as Minas Gerais e Sertões de Goiás e Bahia, até os depósitos naturais de argilas nas Serras da Mantiqueira, Serra Geral e Serra do Mar no sul do país.O uso de pigmentos naturais remonta a história da humanidade, desde os aborígenes às tribos africanas e americanas. Encontram-se registros nas paredes de cavernas –  desenhos rupestres, na pintura corporal indígena e como adorno de artefatos de uso ritual e cotidiano.
Desde o sec. XVI, período Renascentista - na Europa, o uso de terras coloridas na produção de pigmentos: Ocre, Siena, Âmbar, Rouge, Marrom, Cinzas e Preto - resgatam estas técnicas de transforma-ção das matérias brutas encontradas na natureza, em substâncias cromáticas finíssimas e prontas para uso.

ÓLEO DE LINHAÇA
Com grande poder secativo, o Óleo de Linhaça é extraído, por prensagem a frio da semente do Linho em seu estado natural. Sua textura encorpada e aroma fresco fazem deste óleo, um componente ideal para os produtos PRIMA COLORE®.

RESINAS E GOMAS VEGETAIS
PRIMA COLORE® utiliza gomas e resinas de diferentes espécies vegetais obtidas de forma sustentável, seguindo normas e critérios de manejo florestal, coletadas por famílias na zona rural do país, contribuindo como fonte de renda.
As resinas vegetais são responsáveis pela fixação e durabilidade das cores dos produtos PRIMA COLORE®.

SUSTENTABILIDADE

A responsabilidade sócio-ambiental e o estudo do ciclo de vida das matérias primas estão presentes na concepção da PRIMA COLORE®, contemplados na produção, aplicação e a reciclagem de todos os seus componentes minerais.
As principais características da PRIMA COLORE® são:
• Ser produzida com matérias-primas vegetais renováveis e minerais oriundas da extração de jazidas certificadas.
• Suas cores são vivas, permanentes e intensas. São resistentes a intempéries e de longa durabilidade.
• Produto a base d’água e atóxico.
• Permite que a “parede respire”! Sua composição natural possibilita a troca de calor com o ambiente, contribuindo para regular a umidade relativa do ar.
• Proporciona conforto acústico e térmico no ambiente.
• Em paredes de alvenaria dispensa fundo preparador ou massa corrida, gerando economia de material, mão de obra e tempo.
• Totalmente livre de metais pesados, derivados de petróleo, pigmentos sintéticos, plastificantes, solventes (COV’S - Compostos Orgânicos Voláteis), químicos que agridem a camada de ozônio e são prejudiciais a saúde.
• Isenta de algicidas e fungicidas tóxicos sintéticos
• Sem cheiro (aplicação).
Prima Colore® resgata o conforto dos ambientes
e harmonia só encontrada na natureza.